top of page

"ATENÇÃO, CONTEÚDO INESQUECÍVEL, MANUSEAR COM CUIDADO"


Essa semana recebi uma encomenda pelos Correios de fotos impressas (gosto desse antigo registro) e a caixa veio com uma frase que me causou um impacto e reflexão que compartilho com vocês: "ATENÇÃO: Conteúdo inesquecível. Manusear com cuidado!".


Fiquei pensando tanta coisa, mas me veio com veemência em nossas vivências diárias com as crianças.


Quais os "conteúdos" estamos deixando registrados para esses futuros adultos? Quais são as qualidades das relações que temos estabelecidos com nossas crianças? Será que estamos atentos as necessidades afetivas e não-afetivas desses indivíduos em formação?


Estamos contribuindo para que elas possam vivenciar sua criatividade em ser-estar no mundo de maneira saudável? Estamos proporcionando um ambiente fecundo à um funcionamento e crescimento digno do humano? Estamos tendo esse cuidado com essas "memórias" que, muitas vezes, definirão como elas se vêem, como elas se amam e como elas construirão sua autoimagem?


É bom nos perguntarmos, em um exercício diário: diante das crianças que convivo, eu sou a pessoa que incentiva ou sou aquela que limita?


Como seria bom né? se a cada tempo com elas, um aviso sonoro fosse acionado em nós, como esse da minha encomenda, nos alertando quanto aos cuidado com elas. Enquanto esse "aviso sonoro" não foi ainda desenvolvido, que possamos nos atentarmos com nossa própria responsabilidade social e afetiva, pois "são conteúdos inesquecíveis".

Psicóloga Daíse Guimarães

CRP 06/140397

Gestalt-terapeuta, professora, tia e madrinha

 
 
 

コメント


© 2023 por Daise Guimarães, Gestalt-terapeuta, Neuropsicóloga e Arteira 

bottom of page