Minha Abordagem - Gestalt-terapia
A Gestalt-Terapia (GT) é uma prática psicoterápica que surgiu nas décadas de 50 e 60 concebida por Fritz Perls e um pequeno grupo de psicoterapeutas chamado “grupo dos sete”. A abordagem em questão segundo Tellegen (1984, Apud CARDELLA, 2002) tem como base teórico-filosófica a fenomenologia, a psicologia da Gestalt, o Existencialismo, a teoria organísmica de Goldstein, Humanismo, a Teoria de Campo.
A abordagem GT lança um olhar sensível à experiência do sujeito em suas relações no campo organismo-ambiente, valoriza a criatividade ajustadora do ser humano, a espontaneidade no presente entre outros aspectos presentes no fazer artístico.
Minha Abordagem: A Gestalt-terapia
Ainda levantando a caracterização da GT, é possível apontar como foco a experiência do sujeito no aqui e agora, o contato e as relações homem-mundo englobando as sensações, os sentimentos, o corpo, as emoções do humano em sua totalidade.
Acredita-se no crescimento humano como um processo constante e inacabado que está sob a responsabilidade do próprio sujeito, que, a partir dos recursos disponíveis em seu meio, busca encontrar soluções para obter, no aqui e agora, um equilíbrio e funcionamento saudável.